Entre os dias 16 a 18 de setembro, acontecerá a 2ª Convenção Internacional de Normas Voluntárias de Sustentabilidade e Comércio, no Rio de Janeiro. Esta convenção tem como objetivo melhorar o diálogo sobre Normas Voluntárias de Sustentabilidade (NVS) entre as partes interessadas no país e parceiros na América Latina e coletivamente construir soluções para abordar questões relacionadas às NVS. A Convenção se propõe a preencher as lacunas entre os debates sobre cadeias de valor e padrões de sustentabilidade, os desafios e oportunidades que estes padrões impõem ao comércio internacional, e a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

O gerente de certificação de Sistemas da Associação Brasileira de Normas Técnias (ABNT), Guy Ladvocat, participará do Painel 8, no dia 17 de setembro, às 13h45, que discutirá sobre o tema “O papel dos organismos de normalização e sua contribuição para as Normas Voluntárias de Sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

Este painel destacará a compreensão do que é percebido como o papel dos organismos de normalização e como isso pode contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável.

ABNT Sustentabilidade

A ABNT possui três programas de sustentabilidade:

Rótulo Ecológico - O Rótulo Ecológico ABNT é uma certificação voluntária que atesta que um determinado produto causa menos impacto ao meio ambiente quando comparado com um produto similar não rotulado. É considerada a rotulagem mais eficiente e de maior credibilidade para demonstrar o comprometimento com o meio ambiente. A ABNT é membro do Global Ecolabelling Network (GEN), entidade internacional que promove a rotulagem ambiental em todo o mundo.

Gases de Efeito Estufa – A ABNT é um dos primeiros Organismos de Verificação e Validação (OVV) de Gases de Efeito Estufa (GEE) na América Latina, permitindo oferecer os serviços de verificação de inventários de GEE e validação de projetos de redução de emissões a custos adequados à realidade da indústria Brasileira. A verificação de Inventários de GEE tem se tornado um tópico internacional fundamental num mundo que caminha em direção à economia de baixo carbono, onde energia é um componente cada vez maior nos custos da Indústria.

Pegada de Carbono - A Pegada de Carbono de um produto mostra a quantidade de gases de efeito estufa emitida ao longo do ciclo de vida do produto, incluindo um resumo de quais componentes (materiais de entrada, resíduos, emissões por processo) contribuem mais para o total da pegada. Munidos desta informação, empresas e governos podem tomar decisões para encontrar formas eficazes de otimizar processos e consequentemente reduzir as emissões.

Saiba mais sobre os Programas da ABNT no site www.abntonline.com.br/sustentabilidade.

Serviço:

2ª Convenção Internacional de Normas Voluntárias de Sustentabilidade e Comércio

Data: 16 a 18 de setembro

Horário: 8 h 30 às 17 h 30

Local: Auditório Casa Firjan - Rio de Janeiro, RJ

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission(IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.