O procedimento é destinado à avaliação da conformidade de bombas estacionárias para sistemas automáticos de proteção contra incêndios.

A norma técnica ABNT NBR 16704:2019, que estabelece os requisitos mínimos para a seleção e instalação de conjuntos de bombas estacionárias para sistemas automáticos de proteção contra incêndio, é a base do novo programa lançado pela ABNT Certificadora. De caráter voluntário, esta certificação deverá, entre outros benefícios, agregar diferencial competitivo a um componente essencial em muitos sistemas hidráulicos de proteção contra incêndio.

Neste novo programa será adotado o modelo 5 de certificação, que compreende auditoria no Sistema de Gestão da Qualidade e controle de processo, além de ensaios iniciais e periódicos no produto. Um requisito adicional é a realização de um acompanhamento dos ensaios de aceitação em campo. O auditor da ABNT e o fabricante da bomba acompanharão os ensaios para aceitação do sistema (bomba, motor, painel e demais componentes) instalado em algum cliente, de forma a avaliar o atendimento aos requisitos pertinentes à fabricação da bomba e ao seu desempenho conforme as exigências normativas.

Com quase 70 anos de experiência no desenvolvimento de programas de certificação, a ABNT é referência na avaliação da conformidade de produtos destinados à proteção contra incêndio, entre eles, portas corta fogo, sprinklers, extintores, esguichos de jato regulável, barras antipânico, líquido gerador de espuma e hidrantes.

A certificação é um método gerencial que promove o comprometimento com a qualidade e permite medir a melhoria contínua do desenvolvimento do negócio. Também assegura eficiência e eficácia do produto, serviço ou sistema; introduz novos produtos e marcas no mercado; reduz perdas no processo produtivo  e melhora a sua gestão; diminuir controles e avaliações  por parte dos clientes; faz frente à concorrência desleal; melhora a imagem da organização e de seus produtos ou atividades junto aos seus clientes; e torna a organização altamente competitiva com produtos em conformidade às normas técnicas.

Para que uma empresa possa obter a certificação, o primeiro passo é fazer a solicitação pelo e-mail certificacao@abnt.org.br. Em seguida, receberá a relação de todos os documentos necessários para o início do processo.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional naInternational Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission(IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

New Balance Boots