1) Gostaria de saber qual é a norma brasileira para cadeira infantil usada em restaurantes?

Ana Paula Queiroz – Arquiteta – São Paulo - SP
 

A ABNT responde: Informamos que para este produto temos as normas:
 

  • ABNT NBR 15991-1: 2011 - Cadeiras altas para crianças - Parte 1: Requisitos de segurança.

Esta Norma estabelece os requisitos mínimos relativos à segurança de cadeiras altas do tipo doméstico, para crianças com até 15 kg, capazes de manter a criança em uma posição sentada devido à sua própria coordenação, com o objetivo de minimizar acidentes resultantes do uso normal.

Convém que as cadeiras altas que possam ser convertidas em outros itens, como cadeira baixa, cadeira baixa e mesa, andador, carrinho, balanço, cadeira para automóvel ou cadeira reclinável para bebê, quando convertidas, atendam à Norma Brasileira relevante para esse assunto.
 

  • ABNT NBR 15991-2:2011 - Cadeiras altas para crianças - Parte 2: Métodos de ensaio.
     

Esta parte da ABNT NBR 15991 especifica os métodos de ensaio para a avaliação dos requisitos de cadeiras altas para crianças.

2) Qual é a Norma Técnica para pneus e câmaras de ar para uso em bicicletas?

Alexandre de Souza Rego – TEC IMPORTS IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA
Serra - ES
 

A ABNT responde: Informamos que:

Para câmaras, temos a norma:

  • ABNT NBR 15557:2008 - Câmaras de ar para pneus - Requisitos e métodos de ensaio.

Esta Norma estabelece os requisitos e métodos de ensaio para câmaras de ar destinadas a pneus.

Para pneus, temos a norma:

  • ABNT NBR 13585:2013 - Segurança em pneus — Pneus de borracha para bicicletas.

Esta Norma estabelece os requisitos e métodos de ensaio a serem atendidos na fabricação dos pneus novos de borracha para bicicletas, que possuam estrutura constituída à base de fibras têxteis (filamento de poliamida – náilon, filamento de poliéster ou algodão) e seus talões formados por fios de aço.

3) Gostaria de saber se a ABNT tem normas definidas sobre cadeiras de escritório.

Lenise Gomes – ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO LAGO SUL - Brasília - DF
 

A ABNT responde: Informamos que, para cadeira de escritório, temos a norma:
 

  • ABNT NBR 13962:2006 - Móveis para escritório - Cadeiras - Requisitos e métodos de ensaio.

Esta Norma especifica as características físicas e dimensionais e classifica as cadeiras para escritório, bem como estabelece os métodos para a determinação da estabilidade, da resistência e da durabilidade de cadeiras de escritório, de qualquer material, excluindo-se longarinas e poltronas de auditório e cinema.

Esta Norma especifica os métodos de ensaios baseados em cadeira com uso de 8 h ao dia por pessoas com um peso até 110 kg. Para condições de uso mais severas, serão necessários outros requisitos.

4) Preciso de uma norma da ABNT que fale sobre o bombeamento de água de uso em sistema de captação e abastecimento de água potável para uso público.

Marlon Assunção – Casan - Cia. Catarinense de Águas e Saneamento – Florianópolis – SC
 

A ABNT responde: Informamos que temos, para esse assunto, a norma:
 

  • ABNT NBR 12214:1992 – Projeto de sistema de bombeamento de água para abastecimento público – Procedimento.

Esta Norma fixa as condições exigíveis para a elaboração de projeto de sistema de bombeamento de água para abastecimento público.

5) Gostaria de saber qual a norma da ABNT que se utiliza em projetos de instalação de cabos ópticos e cabeamento estruturado em uma edificação.

Mauro Contini – Conpac  Engenharia Ltda  – São José dos Campos – SP
 

A ABNT responde: Informamos que a ABNT possui a norma:
 

  • ABNT NBR 14565:2013 - Cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers.    

Esta Norma especifica um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único ou um conjunto de edifícios comerciais em um campus, bem como para a infraestrutura de cabeamento estruturado de data centers. Ela cobre os cabeamentos metálico e óptico.

Esta Norma aplica-se a redes locais (LAN) e redes de campus (CAN), quando aplicada a edifícios comerciais e data centers. Nos ambientes de data centers, a aplicação desta Norma limita-se ao cabeamento interno para a conexão dos equipamentos de tecnologia da informação (TI), segurança e automação usados nos data centers. O cabeamento especificado nesta Norma suporta uma ampla variedade de serviços, incluindo voz, dados, imagem e automação.

6) Gostaria que me fosse informado qual norma da ABNT trata sobre projeto, fabricação, montagem e teste de tanque de aço-carbono, não enterrado, destinado ao armazenamento de petróleo e seus derivados líquidos.

Paulo da Cunha Pedrosa – ProMáquinas Indústria e Comercio Ltda.  Rio de Janeiro – RJ
 

A ABNT responde: Informamos que existe a norma:

 

  • ABNT NBR 15461:2007 - Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis - Construção e instalação de tanque aéreo de aço-carbono.

Esta Norma estabelece os requisitos para a construção de tanques estacionários de aço-carbono, atmosféricos, destinados ao armazenamento aéreo de líquidos cuja densidade relativa não exceda em 110% a da água, com volume até 190.000 l.

Tanque de armazenamento atmosférico aéreo - reservatório de armazenamento (cilíndrico horizontal, cilíndrico vertical e retangular) projetado para operar a pressões que variam desde - 3,4 kPa (- 0,5 psig) até 6,8 kPa (1psig), medidas no topo do reservatório, destinado à instalação estacionária, com capacidade líquida superior a 450 L, para armazenamento de líquidos inflamáveis ou combustíveis.

7) Gostaria de saber sobre a norma de iluminação interna em ambiente de trabalho.

Paulo Roberto Siqueira– Técnico em Segurança do Trabalho - São Paulo - SP
 

A ABNT responde: Informamos que existe a norma:
 

  • ABNT NBR ISO/IEC 8995-1:2013 - Iluminação de ambientes de trabalho - Parte 1: Interior.

Esta Norma especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e os requisitos para que as pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho.

Esta Norma não especifica como os sistemas ou técnicas de iluminação devem ser projetados a fim de aperfeiçoar as soluções para locais específicos de trabalho.

end faq