Seguindo as boas práticas internacionais de atualização de Normas Técnicas, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) revisita o conteúdo de suas Normas Brasileiras a cada cinco anos da sua publicação, ou última confirmação. Este processo é denominado Análise Sistemática.

Por meio deste processo de Análise Sistemática, o grupo de Normas Brasileiras que se encaixam nos requisitos acima é submetido à análise pelos Comitês Técnicos e suas respectivas Comissões de Estudo.

Esta análise verifica se o conteúdo técnico da Norma Brasileira se mantém atual e se esta pode ser confirmada. Em caso afirmativo, a confirmação ocorre de forma imediata.

Se o Comitê Técnico decidir que a norma necessita de revisão, ela é incluída no programa de normalização setorial do Comitê Técnico e trabalhada no ano corrente.

Se o conteúdo da Norma Brasileiro não for mais aplicável ao setor, o Comitê Técnico solicita o seu cancelamento. Neste caso, uma proposta de cancelamento é disponibilizada no site da Consulta Nacional (www.abnt.org.br/consultanacional) pelo período de 30 dias, para que toda a sociedade possa se manifestar se concorda com o cancelamento da norma.

Em 2015 serão analisadas as normas que foram publicadas ou confirmadas em 2010.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gprsp@abnt.org.br ou pelo telefone                       (11) 3017.3673.