A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em 09 de janeiro, a norma ABNT NBR ISO 16486-5:2014 - Sistemas de tubulações plásticas para fornecimento de gases combustíveis - Sistemas de tubos de poliamida não plastificada (PA-U) com união por solda e união mecânica, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Tubos de Poliamida para Condução de Gás Combustível (ABNT/CEE-170).

Esta parte da ABNT NBR ISO 16486 especifica os requisitos de adequações para a finalidade de sistemas de tubulações de poliamida não plastificada (PA-U), para serem enterrados e usados para o fornecimento de gases combustíveis. Também especifica as definições de uniões por eletrofusão e por solda de topo, e o método de preparação de corpos de prova e ensaios a serem conduzidos nestas uniões para a avaliação da adequação para a finalidade do sistema sob condições normais e extremas.

O documento será válido a partir de 09 de fevereiro. Para mais detalhes sobre a publicação contate a ABNT/CEE-170 (cb09@abnt.org.br).