O Comitê Brasileiro de Ferramentas Manuais e de Usinagem (ABNT/CB-60) publicou, em 07 de janeiro, a norma ABNT NBR ISO 3002-1:2013 - Grandezas básicas em usinagem e retificação - Parte 1: Geometria da parte cortante das ferramentas de corte - Termos gerais, sistemas de referência, ângulos da ferramenta e de trabalho e quebra-cavacos.

Esta parte da ABNT NBR ISO 3002 define a nomenclatura de alguns conceitos básicos sobre ferramentas de corte; ela é aplicável à geometria de cada tipo de ferramenta de corte e enfatiza uma terminologia conhecida para elas, que se destina a prover uma estrutura na qual podem ser estabelecidas a nomenclatura e as Normas adequadas para os diversos tipos de ferramentas de corte, como ferramentas monocortantes, brocas helicoidais, fresas e ferramentas manuais. No entanto, as Normas para tipos individuais de ferramentas de corte não utilizarão toda a faixa de termos e definições estabelecidos na nomenclatura básica desta parte da ABNT NBR ISO 3002.

O documento será válido a partir de 07 de fevereiro, para mais detalhes sobre a publicação contate o ABNT/CB-60 (cb60@abnt.org.br).

 

womens nike shoes