O projeto de norma ABNT NBR 15930-2 – Portas de madeira para edificações – Requisitos se encontra em consulta nacional até o dia 22 de outubro. Essa parte da norma, que define os requisitos para o perfil de desempenho de portas de madeira e a sua respectiva classificação de acordo com o nível de desempenho de ocupação e uso, foi adequada com o objetivo de atender à norma de desempenho da construção civil (ABNT NBR 15575). A revisão abrange além da inserção de novos ensaios, que contemplam a avaliação da porta com base nas exigências do usuário, uma nova redação para o texto tornando-o mais claro e objetivo.

Além da parte 2, que foi submetida à consulta nacional, a ABNT NBR 15930 possui outras três partes. A primeira delas (Terminologia e simbologia) está publicada desde 2011. As partes 3 (Requisitos de desempenhos adicionais) e 4 (Instalação e manutenção) ainda estão em estudo pela Comissão da ABNT. 

O texto da norma passou pela revisão da Comissão de Estudos de Portas de Madeira, no âmbito do Comitê Brasileiro da Madeira (ABNT/CB-031), do qual Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) é gestora. A entidade é responsável também, por meio do Comitê de Portas, pelo Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), que busca o fortalecimento do segmento, o atendimento dos requisitos estabelecidos nas normas e possibilita o acesso à certificação de qualidade dos produtos. No site www.psqportas.com.br é possível encontrar outras informações sobre o Programa e buscar as empresas que contam com produtos certificados.   

Para participar da consulta nacional, acesse www.abntonline.com.br/consultanacional/projet.aspx?ID=25932.


Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci