No próximo dia 30 de outubro, a ABNT participará da 101ª Reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COEMA) Nacional. Na ocasião, a Associação estará representada por seu vice-presidente, Sr. Mário William Esper e pelo diretor técnico, Sr. Eugenio Guilherme Tolstoy De Simone, que fará uma palestra sobre Normalização e Competitividade.

O COEMA, que faz parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI), acompanha legislações e tendências, avalia políticas públicas, estimula o uso eficiente dos recursos naturais, promove a inserção da sustentabilidade nas estratégias de negócios visando o aumento da competitividade das indústrias. Promove o debate com especialistas e autoridades na área ambiental em temas como licenciamento, biodiversidade, florestas, recursos hídricos, clima, energia, produção e consumo sustentável, resíduos, entre outros.

Seu objetivo é formular diretrizes e estratégias que sirvam de base ao processo decisório e posicionamento político, econômico e social da CNI e Federações de Indústrias na área de Meio Ambiente. Cabe ao Conselho acompanhar e orientar ações de empresas industriais de modo a zelar pela imagem do setor como um todo em questões relativas ao desempenho e gestão ambiental, principalmente, através do fomento à adoção de normas ISO; formular linhas de ação para aumentar a competitividade das indústrias a partir da preservação do meio ambiente; estimular práticas voltadas para a ecoeficiência; promover debates com especialistas e autoridades na área ambiental sobre licenciamento ambiental, controle e qualidade ambiental, biodiversidade e florestas, tratamento e disposição de resíduos, entre outras; e acompanhar tendências e impactos relativos à questão ambiental em discussão no Congresso Nacional.

A ABNT é a ISO no Brasil, único Foro Nacional de Normalização responsável pela elaboração, compilação e organização das Normas Técnicas brasileiras, além da adoção de normas internacionais e estrangeiras. As Normas Técnicas têm como principal objetivo melhorar a competitividade e a qualidade de produtos e serviços oferecidos à sociedade, tornando-os assim confiáveis.

Em constante trabalho com os Comitês Brasileiros e Comissões de Estudo, a ABNT também elabora normas voltadas ao tema sustentabilidade, que é de responsabilidade da Comissão de Estudo Especial de Compras Sustentáveis (ABNT/CEE-277), que é espelho do ISO/PC-277 - Sustainable Purchaising, no qual a ABNT exerce a Secretaria em conjunto com a Association Française de Normalisation (AFNOR).

Para conferir a programação completa do evento, clique aqui.

101ª Reunião do COEMA Nacional

 

30 de outubro de 2017

 

SBN, Quadra 1, Bloco I, Edifício Armando Monteiro Neto (prédio novo da CNI), Sobreloja - Brasília/DF