Há 50 anos, no dia 6 de maio de 1968, uma Assembleia Geral Extraordinária aprovou a reformulação do Estatuto da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelecendo a instalação de comitês que passariam a trabalhar individualmente. Foram criados, assim, os 17 primeiros Comitês Brasileiros, identificados pela sigla ABNT/CB seguida de um número.

Atuando como “órgãos de planejamento, coordenação e controle das atividades exercidas por um grupo de Comissões de Estudo relacionadas com determinado âmbito de normalização”, os Comitês comprovam ainda hoje o acerto da decisão. Foi boa para os especialistas voluntários e melhor ainda para o Brasil, que hoje conta com um acervo de normas técnicas específicas, em sintonia com o que há de mais avançado no cenário mundial.

Parabenizamos as organizações mantenedoras e os membros dos Comitês que caminharam conosco nestas cinco décadas. Temos certeza de que esta parceria se fortalecerá ainda mais. Para celebrar este importante momento, confiram a matéria produzida com todos os Comitês Brasileiros aniversariantes, na nova edição do Boletim ABNT Maio/Jun.

Mais uma vez saudações e parabéns pela parceria e colaboração!