Negociações iniciadas em 2013 e concluídas em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável resultaram na definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) destinados a orientar políticas nacionais e atividades de cooperação internacional no período de quinze anos, ou seja, até 2030, atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cuja implementação teve consistente participação do Brasil.

A partir de hoje, publicaremos aqui como as Normas Técnicas podem oferecer subsídios para políticas públicas e soluções que atendem à maioria dos ODS. Acompanhe, confira e compartilhe alguns dos documentos disponibilizados à sociedade pela ABNT.

Junte-se à nós e use a #ABNTODS2030

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade

As normas técnicas contribuem para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Reconhecendo a importância de uma educação de qualidade para todos, a International Organization for Standardization (ISO) desenvolveu a norma internacional ISO 21001 - Organizações educacionais - Sistemas de gestão para organizações educacionais - Requisitos com orientação para uso, que se destina a melhorar os processos e a qualidade das instituições educacionais para atender às necessidades e expectativas de quem utiliza seus serviços.

Além disso, o comitê técnico da ISO de Serviços de Educação e Aprendizagem (ISO/TC-232) desenvolve normas que descrevem os requisitos para serviços de aprendizagem fornecidos fora da educação formal, como a ISO 29993, que abrange todos os tipos de aprendizagem ao longo da vida, incluindo educação profissional e treinamento interno.