Até 2030, a escassez de água terá desalojado entre 24 e 700 milhões de pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas para a Água, órgão coordenador das Nações Unidas sobre questões hídricas. O Dia Mundial da Água está se concentrando no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, que significa garantir acesso a água e saneamento para todos até 2030.
 
Embora a água cubra 70% da superfície da Terra, apenas uma fração dela é água doce. A água potável disponível é distribuída de forma desigual em todo o mundo, poluída ou disputada, o que significa que bilhões de pessoas não têm acesso à água limpa. A situação atual também significa que 4,5 bilhões de pessoas ainda carecem de serviços de saneamento com segurança gerenciada, particularmente nas áreas rurais.
 
O Dia Mundial da Água coloca em evidência a importância da água doce. O tema deste ano, “Sem deixar ninguém para trás”, adapta a promessa central da Agenda 2030 de que os progressos alcançados através do desenvolvimento sustentável devem estar disponíveis para todos. A Agenda, que é o roteiro das Nações Unidas para transformar o mundo até 2030, inclui um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável especificamente dedicado à água - ODS 6. São diversas as normas técnicas nacionais e internacionais relacionadas à água, cada uma representando a melhor prática em uma série de setores como a qualidade da água, abastecimento de água, sistemas de águas residuais e pluviais e infraestrutura. Veja quais são os comitês brasileiros e comissões de estudo que estão envolvidos no assunto:
 
ABNT/CB 038 – Gestão Ambiental
ABNT/CEE 065 – Recursos Hídricos
ABNT/CEE 106 – Análises Ecotoxicológicos
ABNT/CEE 166 – Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário
ABNT/CEE 177 – Saneamento Básico
 
#DiaMundialdaAgua
#ABNT
 
Men's Shorts - Shop Men's Shorts Online