Promover o crescimento econômico sustentável e inclusivo, um emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. Esses são os pontos principais do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8.

As Normas Internacionais, por sua própria natureza, promovem o crescimento econômico estabelecendo uma linguagem comum e especificações acordadas internacionalmente, que podem ser aplicadas no desenvolvimento da regulamentação nacional e internacional.

As normas técnicas contribuem para promoção de melhores práticas e consenso, sendo também ferramentas essenciais para reduzir as barreiras ao comércio internacional, uma contribuição que é reconhecida no Acordo da Organização Mundial do Comércio sobre Barreiras Técnicas ao Comércio.

Além disso, a ISO também possui uma norma específica que promove o trabalho decente, a ISO 45001* Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional - Requisitos com orientação para uso, projetada para ajudar empresas e organizações em todo o mundo a proteger a saúde e a segurança das pessoas que trabalham para eles.

Outra barreira ao crescimento econômico é o suborno, que pode ter um impacto negativo nas oportunidades de emprego. A ABNT NBR ISO 37001 Sistemas de gestão antissuborno - Requisitos com orientações para uso, contribui para a prosperidade econômica, ajudando as organizações a combater o suborno e promover uma cultura antissuborno.

*Você pode conferir essa norma em português no site www.abnt.org.br/catalogo

#ODS8
#SDG8
#SaudeeSegurançanoTrabalho
#ABNT