Foi lançada hoje, 15 de maio, a norma ABNT NBR 16748:2019 - Ferramentas manuais, abrasivas e intercambiáveis — Recomendações para identificação, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Ferramentas Manuais, Abrasivas e de Usinagem (ABNT/CB-060), na sede da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (ABFA).

A nova norma tem o objetivo de apresentar aos consumidores e aos órgãos de fiscalização, de forma consolidada, os procedimentos das boas práticas para a identificação, rotulagem e etiquetagem de ferramentas manuais, abrasivas e intercambiáveis, com fundamento nas legislações vigentes, oferecendo à sociedade informações relevantes dos produtos.

“A publicação da ABNT NBR 16748:2019 é uma das principais conquistas do ABNT/CB-060”, comemora Carlos Martins, presidente-executivo da ABFA e gestor do Comitê Técnico responsável pela normalização para o setor, na estrutura da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para Martins a norma, com 15 páginas, equivale a um guia de boas práticas. “Seu texto é sucinto, mas de grande relevância para o setor de ferramentas, pois busca esclarecer os itens que são obrigatórios e aqueles que não são compulsórios nas etiquetas e/ou rótulos de ferramentas e também traz diversas recomendações, entre elas o procedimento para venda fracionada”, ele destaca.