Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos é o foco do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13. As normas técnicas desempenham um papel importante ajudando a monitorar as mudanças climáticas, quantificar as emissões de gases de efeito estufa e promover boas práticas em gestão ambiental.

Um exemplo notável é a família de normas ABNT NBR ISO 14000 para sistemas de gestão ambiental, que detalha ferramentas práticas para as organizações gerenciarem o impacto de suas atividades no meio ambiente. A norma mais amplamente utilizada é a ABNT NBR ISO 14001 - Sistemas de gestão ambiental - Requisitos com orientação para uso, que especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental. Esta Norma é destinada ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade.

Alinhada ao Protocolo Gases de Efeito Estufa (GHG) e compatível com a maioria dos programas de GEE, a norma ABNT NBR ISO 14064 especifica princípios e requisitos no âmbito da organização para a quantificação e para a elaboração de relatórios de emissões e remoções de gases de efeito estufa (GEE). Inclui também determinações para o projeto, o desenvolvimento, o gerenciamento, a elaboração de relatórios e a verificação de um inventário de GEE da organização. E por sua vez, a norma ABNT ISO/TS 14067 especifica os princípios, requisitos e diretrizes para quantificação e relatório da pegada de carbono dos produtos.

Compartilhe!

#ODS13
#SDG13
#Diamundialdomeioambiente
#Meioambiente
#ABNT