Da esquerda para a direita: Thiago Corrêa Fonseca Portes, Viviane Nunes,Carlos Santos Amorim Jr., Carlos Trombini, Darryl K. Boyce, Ricardo Fragoso, Nelson Al Assal, Thalita Romano e Odilão Baptista Teixeira.


Aconteceu hoje (13/09) em São Paulo, uma reunião entre a ABNT, o Sindratar e a American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers (ASHRAE), respeitada instituição americana que atua na área de aquecimento, refrigeração e ar-condicionado.

Na ocasião foram discutidos assuntos pertinentes ao acordo que as entidades possuem desde 2017, no qual a ASHRAE autoriza a ABNT a traduzir suas normas para o português e incorporá-las, integral ou parcialmente, em normas brasileiras, bem como a fazer referência a normas ASHRAE em normas brasileiras, além de outros assuntos.

A ABNT possui um Comitê responsável pelas normas do setor, o Comitê Brasileiro de Refrigeração, ar-condicionado, ventilação e aquecimento (ABNT/CB-055). O ABNT/CB-055 foi criado por iniciativa da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) e é responsável pela Normalização deste setor, compreendendo refrigeração comercial e industrial, ar condicionado comercial e industrial, ventilação comercial e industrial e aquecimento convencional e solar, no que concerne à terminologia, classificação; identificação; desempenho e ensaios de máquinas, equipamentos e sistemas; projeto, execução e manutenção de sistemas; conservação de alimentos perecíveis; conforto humano; qualidade do ar e conservação de energia em ambiente comercial e industrial

Participaram da reunião: Ricardo Fragoso, diretor-geral da ABNT; Carlos Santos Amorim Jr., diretor de Relações Externas da ABNT; Odilão Baptista Teixeira,  diretor-adjunto de Negócios da ABNT; Nelson Al Assal, assessor de TI, da ABNT; Thalita Romano, analista de Relações Internacionais da ABNT; Carlos Trombini, presidente do Sindratar; Viviane Nunes, diretora executiva do Sindratar; Darryl K. Boyce, presidente da ASHRAE e Thiago Corrêa Fonseca Portes, presidente do capítulo brasileiro da ASHRAE.