Teve início ontem, a Semana ISO 2019 (ISO Week 2019), que acontece de 16 a 20 de setembro, em Cape Town, África do Sul. Será uma semana de intensos trabalhos, reuniões e workshops, que se finalizará com a Assembleia Geral da ISO.

“Normas Internacionais: parte da solução”, esse é o tema deste ano. Nosso mundo enfrenta questões globais complexas e incertezas sobre como proceder. Agora, mais do que nunca, é hora das normas internacionais.

A Semana ISO 2019 será uma jornada que começou com o estabelecimento de um papel claro para as normas no apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O desafio que agora compartilhamos é desenvolver estratégias para realizar todo o potencial de contribuir para um futuro melhor por meio da ampla conscientização e uso das Normas Internacionais.

Apresentadores instigantes, workshops interativos e a oportunidade de construir redes na comunidade global de normalização são algumas das maneiras pelas quais a Semana ISO 2019 colocará nossa organização no caminho para 2030.

“As mudanças climáticas, o crescimento populacional e a pressão sobre os recursos ameaçam minar alguns dos avanços que foram feitos desde a fundação da ISO. A Semana ISO 2019 é a chance de reforçar a relevância de nossa organização para a agenda global de hoje”, afirmou John Walter, presidente da ISO.

“As normas usadas em todos os lugares são uma grande parte da realização da Agenda 2030. No momento em que é necessária infraestrutura sustentável, comércio multilateral e uma linguagem técnica comum, o desenvolvimento de uma estratégia focada e eficaz é mais importante do que nunca”, afirmou Sérgio Mujica, secretário-geral da ISO.

 

#ISOWeek2019 #devco #developingcountriescommittee #normalizacao #abnt #isostandards

 

Reunião Devco

Carlos Santos Amorim Jr., Mario William Esper e Ricardo Fragoso.


A delegação da ABNT, representada pelo vice-presidente e presidente eleito do Conselho Deliberativo, Mario William Esper; pelo diretor-geral, Ricardo Fragoso e pelo diretor de Relações Externas, Carlos Santos Amorim Jr. participou da reunião plenária do Devco. O Devco é um Comitê assessor criado para identificar as necessidades de normalização dos países em desenvolvimento. Apoia os países em desenvolvimento em questões de normalização, identificando necessidades e recomendando ações para ajudá-los, por exemplo, por meio de assistência técnica e treinamento. A assistência técnica e o treinamento se concentram em muitos assuntos, incluindo o papel das normas no desenvolvimento econômico, no desenvolvimento de normas e na avaliação da conformidade.

Este Comitê se reúne anualmente para analisar as necessidades e avaliar o progresso. Realiza sessões de breakout em conjunto com a reunião anual para abordar assuntos de particular interesse para os países em desenvolvimento. As sessões anteriores concentraram-se em tópicos como a normalização como um componente da infraestrutura nacional de qualidade, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no processo de normalização e a cooperação regional na normalização e assuntos relacionados.

 

Apresentação ABNT no Grupo 2


O diretor-geral da ABNT, Ricardo Fragoso fez uma apresentação no Grupo 2, falando sobre alguns exemplos de cooperação que possui com outros países.

O Grupo foi criado para atuar como uma rede e fórum para membros, especialmente, de pequenas economias avançadas.  Os membros do grupo 2 desejam reforçar seu impacto no sistema ISO e ter maior suporte para suas necessidades de desenvolvimento. Seus membros possuem “tamanho médio”, ou seja, representam 29% das exportações e 29% das importações, mas apenas 24% das secretarias. Já os membros do grupo 1 possuem 70% de todas as secretarias, mas aproximandamente 40% das exportações e importações. A contribuição dos membros do grupo 2 no sistema ISO é maior do que todos os membros do grupo 3 e 4 juntos.

Os objetivos do Grupo 2 são:

  • Identificar tópicos de interesse comum, com vistas à troca de perspectivas e experiências;
  • Identificar possíveis sinergias e possibilidades de cooperação;
  • Coletar estatísticas e estabelecer benchmarking para qualificar o posicionamento individual;
  • Combinar esforços para obter eficiência de custo - ser o catalisador do desenvolvimento de negócios;
  • Criar um fórum para identificar e organizar projetos de negócios diretamente entre os membros;[
  • Entrar para os órgãos de administração da ISO CS e ISO para considerações sobre projetos orientados pela ISO e planos anuais de importância para os países do Grupo 2.

 
Encontro com parceiros

Aproveitando a oportunidade de estar juntos dos membros da ISO, a ABNT se reuniu com os representantes dos Organismos de Normalização da Argentina e da Colômbia para estreitar o relacionamento.

Roberto Montoya, do ICONTEC (Colômbia), Nicolás Eliçabe, do IRAM (Argentina); Mónica Vivas, do ICONTEC (Colômbia); Mario William Esper, da ABNT e Ricardo Fragoso, da ABNT .

Carlos Santos Amorim Jr, da ABNT; Roberto Montoya, do ICONTEC (Colômbia); Mónica Vivas, do ICONTEC (Colômbia); Mario William Esper, da ABNT; Ricardo Fragoso, da ABNT e Nelson Al Assal, da ABNT.


Conselho da ISO

A ABNT, representada por seu vice-presidente e presidente eleito Mario William Esper participou da votação.

Durante a Assembleia Geral foram anunciados os países eleitos para o Conselho da ISO, para o período de 2020 - 2022. Os grupos eleitos foram:

Grupo 2:

KATS (Coreia) e SCC (Canadá);

Grupo 3:

ESMA (Emirados Árabes Unidos);

Grupo 4:

INACAL(Peru).

 


Chefes das delegações.