Foi lançada no último dia 09 de dezembro, a nova norma ABNT NBR ISO/IEC 27701 – Técnicas de segurança: Extensão da ABNT NBR ISO/IEC 27001 e ABNT NBR ISO/IEC 27002 para gestão da privacidade da informação – Requisitos e diretrizes. Elaborada no âmbito do Comitê Brasileiro de Computadores Processamento de Dados (ABNT/CB-021), a norma tem características especiais.

“Enquadra-se, perfeitamente, no conceito Market Driven Standard (MDS), ou seja, é uma norma que representa os anseios da sociedade, em decorrência do Regulamento Geral de Proteção de Dados (General Data Protection Regulation) da União Europeia, como também da nossa Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrará em vigor em agosto de 2020”, informa Ariosto Farias Jr., coordenador da Comissão de Estudo CE-021.000.027, espelho no Brasil do Comitê ISO/IEC JTC 1/SC 27, focado em segurança da informa-ção, ciber segurança e proteção da privacidade.

O evento foi transmitido pelo facebook da ABNT e também via webex para aqueles que não puderam comparecer pessoalmente. Ao todo, 160 pessoas prestigiaram o lançamento da norma, que já teve sua primeira turma de capacitação no dia 10/12.


 

 
Ganhador da norma.

 

Ganhadora da norma.

Exposição da evolução da norma.

Exposição da evolução da norma.


Primeira turma do curso da ABNT NBR ISO/IEC 27701.