No próximo dia 25, às 16h, a ABNT realizará em seu canal no Youtube (abntweb) o webinar Ecoparques - Solução para o uso inteligente de resíduos sólidos urbanos no Brasil, que irá discutir questões como a transformação de sucatas plásticas que saem do Ecoparque até se transformarem em produto final para uso do consumidor, destinação de resíduos urbanos e industriais via aproveitamento energético, Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e atribuições dos agentes do ciclo de vida dos produtos, economia circular e logística reversa.

Ecoparques têm em seu escopo coleta urbana, classificação de resíduos, aterros sanitários, cadeia específica de resíduo de construção civil e de resíduos de serviços da saúde, destinação (descarte) e aterros de resíduos. De modo geral, é onde se destina e se trata resíduos sólidos urbanos (RSU). É o local onde o material deve ser preparado e na primeira etapa deve passar por um tratamento mecânico, onde é gerado o CDR e os recicláveis. Depois, os finos orgânicos podem ir para secagem, biodigestão, compostagem ou mecanização.

Para participar gratuitamente, inscreva-se pelo link: https://www.sympla.com.br/webinar-ecoparques__1125186

Confira a programação completa, que contará com especialistas no assunto:

Abertura

Mario William Esper - Presidente da ABNT

Pedro Ronald Maranhão Braga Borges- Secretário Nacional de Saneamento

Mauren Lazzaretti - Presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) e Secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso.

Luis Felipe Dornfeld Colturato

Especialista em Resíduos e Biogás da ONU para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO)

Tema: O que é um ecoparque? O que entra e o que sai?

Fabricio Soler

Professor e Consultor Jurídico da ONU para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e da CNI.

Tema: Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e atribuições dos agentes do ciclo de vida dos produtos

Bruno Igel

Managing Director da Wise S.A.

Tema: Transformação de sucatas plásticas que saem do ecoparque até se transformarem em produto final para uso do consumidor

Luiz Carlos Busato

Engenheiro e Coordenador da Comissão Especial da ABNT responsável pela norma ABNT "NBR 16849- Resíduos sólidos urbanos para fins energéticos — Requisitos".

Tema: Destinação de resíduos urbanos e industriais via aproveitamento energético

Thiago Carvalho Pinto

CEO e fundador da Eureciclo

Tema: Economia Circular e Logística Reversa: quanto já atingimos hoje e perspectivas de crescimento. A importância dos créditos de reciclagem na logística reversa

Participe!