A ABNT participou do webinar realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Térmica (Abrasol) para lançar a Recomendação normativa para projeto, fornecimento e instalação de sistemas de aquecimento solar (Renasol 01).

“O Renasol 01 nasceu da solicitação das empresas associadas do setor de projetos e instalação para validar e unificar os conceitos, levando também aos clientes e construtores um documento de referência técnica para auxiliar na especificação, padronização e comparação de projetos”, disse Oscar Mattos, presidente da Abrasol.

Mario William Esper, presidente da ABNT fez uma breve apresentação onde enfatizou a importância das normas técnicas para o setor e citou a nova Lei de Liberdade Econômica que afeta diretamente a normalização, explicando que se existir uma norma desatualizada com mais de 3 anos deve-se adotar uma norma internacional. Por esse motivo, destacou como de suma importância a participação ativa na normalização tanto nacional, quanto internacional, para que seja possível defender o posicionamento brasileiro. Além disso, Mario ressaltou que a ABNT tem sido protagonista nos fóruns internacionais, levando temas sensíveis para a normalização internacional e também elaborando normas brasileiras. “Hoje, a ABNT tem um acervo de 8.600 normas, sendo que 29% já são normas internacionais.”

“Durante essa pandemia, a ABNT trabalhou arduamente para inovar e introduziu um novo documento normativo, que são as Práticas Recomendadas. Nesse período fizemos 18 normas, com prazo de 30 a 45 dias e que, inclusive, estão sendo levadas para âmbito internacional. Nessa área de energia solar, formamos uma Comissão de Estudo Especial que reúne as fontes limpas e renováveis, como energia solar, eólica e biogás para concentrar um esforço de rapidez e celeridade na elaboração de normas e Práticas Recomendadas nesse campo. Quero aproveitar a oportunidade e convidar a Abrasol para se juntar a nós neste esforço”, finalizou Esper.

Para conferir a webinar na íntegra, clique aqui.