Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiental em alta

As normas são avaliadas a cada cinco anos a fi­m de serem atualizadas e manterem-se relevantes para o mercado. A nova versão da norma ABNT NBR ISO 9001:2015 - Sistemas  de  gestão  da  qualidade  - Requisitos, aprovada em setembro de 2015, veio para responder  às  mais  recentes  tendências  e  para  ser  mais compatível com outros sistemas de gestão, tais como o sistema de gestão ambiental da ISO 14001.

A nova versão da ABNT NBR ISO 14001:2015 – Sistemas de gestão ambiental — Requisitos com orientações para uso, define os requisitos para colocar um sistema da gestão ambiental em vigor. Ela é destinada ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade.


ABNT NBR ISO 9001:2015


Criada pela International Organization for Standardization (ISO), a ISO 9001 é uma série de normas sobre gestão da qualidade que pode ser aplicada a empresas, produtos e serviços, contribuindo para a revolução de seus sistemas de gestão da qualidade, auxiliando empresas a aumentar sua eficiência e a satisfação do cliente. Ela foi lançada em 1987, como resultado da consolidação de várias experiências com normas nacionais de sistemas de gestão da qualidade.

Desde então passaram a ser adotadas por um número crescente de países e organizações, como instrumento de uniformização de critérios de qualidade para sistemas de gestão e de redução de barreiras técnicas ao comércio. Essa norma define os requisitos para colocar um sistema de gestão da qualidade em vigor, e ajuda empresas a aumentar sua eficiência e a satisfação do cliente.