Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Meliponicultura – Mel

A criação racional de abelhas sem ferrão, denominada meliponicultura, tem se tornado cada vez mais uma atividade produtiva de grande potencial para a geração de renda e valoração da biodiversidade brasileira. Considerando a importância da atividade, a ABNT publicou no mês de maio as Normas Técnicas:

ABNT NBR 16581:2017 - Meliponicultura — Mel — Classificação e características. Esta Norma estabelece um sistema para classificação do mel produzido pelas abelhas sem ferrão especificando suas características e definindo as suas formas de apresentação, métodos de processamento e conservação.

ABNT NBR 16582:2017 - Meliponicultura — Mel — Sistema de produção. Esta Norma estabelece os requisitos para instalação do meliponário, manejo das colônias para a produção, coleta, extração e transporte do mel (matéria-prima) para etapas posteriores ao processamento. Esta Norma se aplica às etapas de criação, produção e extração do mel das abelhas nativas sem ferrão.

Terminologia:

Meliponicultura – Conjunto de atividades que envolvem todos os aspectos da criação tecnificada das abelhas sem ferrão, para diferentes finalidades, sendo exercidas em locais fixos (meliponários) ou de forma móvel (Meliponicultura migratória).


Para obter mais informações caso tenha dúvidas sobre Normas Técnicas, entre em contato com a equipe do CIT/ABNT pelo telefone (11) 3017-3646 ou se preferir pelo formulário fale-conosco da página.