Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos

solar

Com o crescimento significativo das instalações fotovoltaicas e a interligação nas redes torna-se necessário o uso de uma norma que estabeleça requisitos de projeto das instalações elétricas desses arranjos fotovoltaicos.

Para essa demanda, encontra-se disponível a recém-publicada Norma Técnica ABNT NBR 16690:2019 - Instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos — Requisitos de projeto.

Esta Norma estabelece os requisitos de projeto das instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos, incluindo disposições sobre os condutores, dispositivos de proteção elétrica, dispositivos de manobra, aterramento e equipotencialização do arranjo fotovoltaico.

O escopo desta Norma inclui todas as partes do arranjo fotovoltaico até - mas não incluindo - os dispositivos de armazenamento de energia, as unidades de condicionamento de potência ou as cargas.

Uma exceção é a de que disposições relativas a unidades de condicionamento de potência e/ou a baterias são abordadas apenas onde a segurança das instalações do  arranjo  fotovoltaico  está  envolvida.

A interligação de pequenas unidades de condicionamento de potência em corrente contínua para conexão a um ou dois módulos fotovoltaicos também está incluída neste escopo.

O objetivo desta Norma é especificar os requisitos de segurança que surgem das características particulares dos sistemas fotovoltaicos.


Para obter mais informações ou caso tenha dúvidas sobre Normas Técnicas, entre em contato com a equipe do CIT/ABNT pelo telefone (11) 3017-3646 ou se preferir pelo formulário fale-conosco da página.