Pensou Normas Técnicas, Pensou ABNT.

A+ A-

Corpo Diretivo

Presidente do Conselho Deliberativo da ABNT - Mario William Esper
Mario William Esper

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP. Diretor Titular Adjunto do Departamento da Indústria da Construção Civil da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, Membro do Conselho Superior do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria – CNI. É também Secretário Geral do Comitê Setorial MERCOSUL de Normalização (CSM-05); Membro do grupo curador do Fundo de Desenvolvimento Social – FDS.

Tem largo conhecimento e atuação na normalização desde 2001 no desempenho de suas funções na ABCP, onde ingressou como estudante-estagiário de engenharia civil em 1974 para, em seguida, ser contratado como engenheiro pesquisador. Mario William já era, em 1984, o responsável pela área de Engenharia da Qualidade da Associação, cuidando dos programas interlaboratoriais do Cimento e posteriormente da implementação da Marca de Conformidade ABNT do Cimento. Nas mais de quatro décadas dedicadas à qualidade e normalização, desempenhou diferentes e relevantes funções na própria ABNT, sempre com foco em resultados de interesse e benefício coletivo, aspectos exigidos para funções de liderança, como a presidência de entidades da importância da ABNT, onde já respondia mais recentemente pela vice-presidência da entidade.

Em 2008, Mario William já havia sido homenageado pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do Ministério das Cidades por sua atuação em 10 anos de trabalho e, em especial, por presidir por 2 anos, o Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH).

Carlos Roberto Petrini

Advogado graduado pela “FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas”, com especialização em Direito do Trabalho, Consultoria Empresarial e Sindical. É representante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) no Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas desde 2015.

Ricardo Rodrigues Fragoso

Engenheiro Mecânico, graduado pela Universidade de Taubaté (SP), com MBA em Estratégia Industrial  e Gestão de Negócio pela Universidade Federal Fluminense, especialização em Engenharia de Manutenção de Siderurgia pela Escola Federal de Engenharia Industrial e gestão da qualidade pela Fundação Cristiano Ottoni (MG).

Iniciou sua vida profissional em 1978, na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), como engenheiro mecânico do Departamento Técnico de Manutenção, tendo alcançado os cargos de Coordenador de Engenharia, Superintendente de Planejamento, Programação e Controle, Superintendente de Manutenção de Altos-Fornos, Superintendente Geral de Engenharia, Fabricação e Manutenção, culminando no exercício do cargo de Diretor Executivo, responsável pelas áreas de Engenharia, Manutenção, Logística, Utilidades, Suprimentos, Oficinas, Fundição, Finanças e Recurso Humanos, após a sua privatização.

Foi membro titular do Conselho de Administração da MRS Logística S.A. e participou diretamente no processo de privatização da Companhia  Vale do Rio Doce. Exerceu os cargos de Diretor Executivo da Elevadores Villarta Ltda. e Diretor e Consultor Técnico do Grupo Espanhol Tecnolama S/A, responsável pela implantação da sua unidade Operacional Tecnoamérica no Brasil.

Atualmente exerce o cargo de diretor-geral da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); é presidente, em seu segundo mandato, do Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade (CBAC); presidente executivo da Associação Mercosul de Normalização (AMN); presidente da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (COPANT); membro do Conselho Diretor da International Organization for Standardization (ISO) e do Comitê de Políticas do Consumidor da ISO (COPOLCO). É também membro dos Comitês Permanentes de Políticas e Estratégias de Normalização e Finanças da ISO, do Comitê Brasileiro de Normalização (CBN), do TBT/Barreiras Técnicas do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC).

Nelson Al Assal Filho

Biólogo formado pela USP com Pós-graduação em Genética Molecular e MBA Executivo internacional.

Experiência em modelos de negócios digitais. Foi gestor da área de Tecnologia da ABNT, desde 2003, desenvolvendo na ABNT e em organizações de normalização em cinco países plataformas digitais de gestão de desenvolvimento e vendas de normas técnicas.

Assessor do Conselho Deliberativo da ISO desde 2010 e também chairman do programa ISOlutions. Responsável pelo programa de capacitação em Transformação Digital para normalização da Comissão Panamericana de Normas Técnicas (Copnat) para a região das Américas.

ANTONIO CARLOS BARROS DE OLIVEIRA

Antonio Carlos Barros de Oliveira é engenheiro mecânico, graduado em 1975 pela Escola de Engenharia da FTESM (RJ), com MBA – executivo pela COPPEAD – Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA Gerencial  na Universidade Bureau Veritas – Paris.

Possui qualificação como auditor pelo IRCA – International Register of Certification Bodies(UK), Association Française pour L’Assurance de la Qualitè e American Society for Quality (ASQ)

Iniciou sua carreira profissional em 1975 no Bureau Veritas como engenheiro vistoriador do departamento naval.

Na sua carreira no Bureau Veritas exerceu os cargos de Adjunto do Gerente do Departamento Industrial e Offshore, Gerente do  Departamento Industrial e Offshore, Diretor Geral do BVQI –Brasil, Diretor de Certificação de Produtos e Diretor da Linha de Negócios – Manufatura.

Participou como Gerente de Projeto da certificação das plataformas fixas de Enchova, Pargo I e II e Vermelho I, II e III, localizadas na Bacia de Campos. A certificação envolveu as atividades de  fabricação de componentes, montagem da estruturas  da jaqueta e módulos, controle de equipamentos e sistemas e atividades offshore de instalação .

Participou de forma ativa no desenvolvimento do processo de certificação sendo o gestor da implantação do BVQI – Brasil e representante da América Latina, junto ao Comitê Gerencial da BVQI- Holding.

Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT

FALE COM A ABNT

Assuntos institucionais e comunicações oficiais: presidencia@abnt.org.br

Assuntos gerais: comunicacao-e-marketing@abnt.org.br

Inscreva-se em nossa newsletter e receba novidades!​