Pensou Normas Técnicas, Pensou ABNT.

A+ A-
DIA MUNDIAL DA NORMALIZAÇÃO 2009

14 de outubro de 2009

Combatendo as mudanças climáticas através das Normas

O mundo está enfrentando um desafio crítico. O aumento da emissão de gases estufa está elevando a temperatura média da Terra. Como resultado, dramáticas mudanças climáticas são previstas e na opinião de cientistas no mundo há prognósticos de enormes tensões econômicas, sociais, ambientais e de desenvolvimento em nosso planeta.
Liderando as mudanças climáticas, especialistas apresentaram uma série de soluções práticas para combater as mudanças climáticas. Estas soluções incluem as normas técnicas publicadas pelas três organizações internacionais de normalização líderes no mundo: a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), a Organização Internacional para Normalização (ISO) e a União Internacional de Telecomunicações (ITU).
Em seu relatório inovador publicado em 2007, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) citou as normas técnicas, como as publicadas pelo IEC, ISO e ITU, como um meio de atenuar as mudanças climáticas agora, e ao mesmo tempo oferecendo a possibilidade de reduzir seus efeitos no futuro enquanto novas tecnologias são desenvolvidas e amadurecidas.
As três organizações globais estão coordenando seus trabalhos para garantir que o governo, empresas e sociedade sejam providos com as ferramentas necessárias para auxiliar a combater as mudanças climáticas globais e suportar a redução nas emissões de gases estufa, aumentando a eficiência energética e ao mesmo tempo facilitando o desenvolvimento sustentável.
As normas produzidas pelas três organizações atingem todos os setores identificados no relatório do IPCC onde tecnologias, políticas e medidas de atenuação, limitações e oportunidades existem, incluindo o fornecimento de energia, transportes, construções, indústria, agricultura, silvicultura e resíduos.
A IEC, ISO e ITU oferecem um sistema de normalização cuja produção inclui normas para os seguintes aspectos na luta contra as mudanças climáticas:
Monitoramento e medição nas emissões de gases estufa
Medição da neutralização de carbono de redes e produtos
Projeto e construção de casas e locais de trabalho energeticamente eficientes
“Benchmarking” das boas práticas incluindo a rotulagem ambiental e de eficiência energética
Promoção das boas práticas de projeto e gestão ambiental, e para a gestão energética
Disseminação de tecnologias inovadoras que prometam auxiliar a reduzir os efeitos das mudanças climáticas
Fomento à introdução de novos serviços e tecnologias energeticamente eficientes
As Normas Internacionais oferecem à classe política, indústria e usuários as ferramentas comuns que eles precisam para trabalhar em conjunto a fim de combater as mudanças climáticas. As três organizações parceiras também oferecem um sistema abrangente, no qual as nações e o setor privado podem participar para estabelecer as prioridades no combate às mudanças climáticas nos próximos anos. Como tal, elas oferecem soluções práticas com potencial a ser utilizado como parte de qualquer acordo internacional resultante do Protocolo de Kioto.
As Normas da IEC, ISO e ITU oferecem aos governos e indústria no mundo os melhores estudos comparativos possíveis a serem referenciados em qualquer tomada de decisão política ou futuros tratados climáticOs. As três organizações estão trabalhando em conjunto com outras organizações internacionais para assegurar que os participantes na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que ocorrerá de 7 a 18 de dezembro de 2009, em Copenhague, Dinamarca, estejam plenamente conscientes das soluções oferecidas pelas atuais e futuras Normas Internacionais.