Pensou Normas Técnicas, Pensou ABNT.

A+ A-

ABNT Certificadora

Desde 1950, a ABNT atua na área de certificação ganhando o respeito e a confiança de grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras, que recebem os mais diversos tipos de certificados. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, nos mais diversos segmentos, sendo o Organismo Certificador de Produtos (OCP) com o maior escopo de acreditação junto ao Inmetro

A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade.

A ABNT Certificadora possui uma atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

O que é Certificação e como obtê-la?

Certificação é um processo no qual uma entidade independente (3ª parte) avalia se determinado produto atende às normas técnicas. Esta avaliação se baseia em auditorias no processo produtivo, na coleta e em ensaios de amostras. O resultado satisfatório destas atividades leva à concessão da certificação e ao direito ao uso da Marca de Conformidade ABNT em seus produtos.

Diferente dos laudos e relatórios de ensaios, que servem para demonstrar que determinada amostra atende ou não uma norma técnica, a Certificação serve para garantir que a produção é controlada e que os produtos estão atendendo as normas técnicas continuamente.

A Certificação está disponível para qualquer empresa, nacional ou estrangeira, bastando que esta demonstre e garanta que seu processo produtivo é controlado e que seus produtos estão sendo fabricados em conformidade às normas.

Para que uma empresa possa obter a certificação, o primeiro passo é solicitar a certificação junto à ABNT através do e-mail certificacao@abnt.org.br A ABNT irá encaminhar todos os documentos necessários para início do processo.

Não há dúvida que a Certificação ABNT destaca e diferencia a empresa, seus produtos e serviços, dos demais concorrentes, além de agregar valor à Marca e facilitar a introdução de novos produtos no mercado. Tecnicamente, garante a conformidade, qualidade e segurança, elevando o nível de produtos e serviços, reduzindo perdas e melhorando a gestão do processo produtivo.

Inicialmente é necessário identificar se o produto ou serviço possui uma norma técnica que estabeleça os requisitos mínimos para garantir a conformidade. A ABNT possui acesso às mais variadas bases de dados de normas nacionais e estrangeiras e está à disposição das empresas para ajudar neste processo.

Por fim, para que uma empresa possa certificar um produto ou serviço é necessário atender aos requisitos da norma técnica de referência, bem como dispor de instalações, pessoal, equipamentos e procedimentos documentados que permitam evidenciar que a empresa controla as atividades relacionadas ao objeto da sua certificação.

A ABNT possui uma experiência de quase 70 anos, desenvolvendo os mais variados programas de certificação e servindo de referência no mercado.

Um Procedimento de Certificação se baseia em modelos internacionalmente adotados, sendo desenvolvido de forma a se adequar da melhor forma ao produto e ao processo produtivo que se pretende certificar.

Quando a ABNT desenvolve um novo programa de certificação, busca-se ouvir a contribuição técnica das empresas solicitantes, assim como de auditores, laboratórios e especialistas, de forma a garantir transparência e isonomia ao processo.

A ABNT possui um corpo técnico altamente qualificado e apto para atuar em todos os segmentos.

  1. Promove o comprometimento com a qualidade;
  2. É um método gerencial que lhe permite medir a melhoria continua do desenvolvimento do negócio;
  3. Assegurar eficiência e eficácia do produto, serviço ou sistema;
  4. Introduzir novos produtos e marcas no mercado;
  5. Reduzir perdas no processo produtivo  e melhorar a sua gestão;
  6. Diminuir controles e avaliações  por parte dos clientes;
  7. Fazer frente à concorrência desleal;
  8. Melhorar a imagem da organização e de seus produtos ou atividades junto aos seus clientes;
  9. Assegurar que o produto, serviço ou sistema atende às normas;
  10. Tornar a organização altamente competitiva com produtos em conformidade às normas técnicas.
FALE COM A CERTIFICAÇÃO

Entre em contato conosco pelo e-mail: certificacao@abnt.org.br

Inscreva-se em nossa newsletter e receba novidades!​

SIGA A ABNT NAS REDES SOCIAIS