Quem somos
A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.
Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização – ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas – Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização – AMN). Desde a sua fundação, é também membro da International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional – IEC).
A ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).
Desde 1950, a ABNT atua também na avaliação da conformidade e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental. Esta atividade está fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e alicerçada em uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, garantindo credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados.
Trabalhando em sintonia com governos e com a sociedade, a ABNT contribui para a implementação de políticas públicas, promove o desenvolvimento de mercados, a defesa dos consumidores e a segurança de todos os cidadãos.
A história da ABNT em detalhes
Como é possível produzir um objeto?
Como sabemos fazer algo, seja um machado ou uma faca de silex, um avião ou um tecido, um tijolo ou um circuito para um computador? Seja para uso pessoal, seja para uma troca econômica, não basta, para começar, que apenas um homem saiba produzir tais objetos. Também não adianta que ele seja capaz de fazê-lo apenas uma vez. O produto do trabalho humano é o produto da sociedade humana, e saber fazer alguma coisa significa que muitos homens, no presente e no futuro, em qualquer lugar, em qualquer tempo, também precisam ser capazes de fazer.
Na realidade, o conhecimento teórico ou prático, desprovido dos meios para sua conservação e transmissão, pouco significa em si mesmo. O trabalho humano se torna material por meio de procedimentos, regras, instruções, modelos, que podem ser repetidos, ensinados e aprendidos. Sem essa condição fundamental – a expressão do conhecimento em regras compreensíveis pelo outro – a civilização material não tem condições de se reproduzir. Ensinar e aprender a criar são atos que requerem uma linguagem comum.
Identidade Visual
Em 15 de abril de 2003, a ABNT mudou sua identidade visual, buscando uma comunicação mais dinâmica com o público. Este reposicionamento da marca fez parte da estratégia decorrente das mudanças organizacionais e filosóficas que colocaram a ABNT como uma entidade que se modernizou, em perfeita sintonia com o que acontece no mundo da normalização.
O primeiro logotipo da ABNT foi criado na época de sua fundação, há mais de 70 anos, acompanhando uma tendência que se verificava, na ocasião, nas principais entidades congêneres, entre elas o Instituto Argentino de Normalização que, já em 1935, utilizava um círculo em volta de sua sigla.
No esforço contínuo da ABNT para disseminar a importância da normalização no Brasil e no mundo, o novo logotipo tem um papel fundamental. Continua sendo o símbolo da personalidade da organização, imprimindo mudanças significativas, embora sutis. O novo desenho mantém a essência da marca ABNT. Traduz uma entidade que se atualiza, assimila rapidamente as demandas de seu tempo, avança para o futuro sem abrir mão de sua tradição e orgulha-se de sua história.
Da proteção
As marcas e os softwares desenvolvidos pela ABNT estão registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e os domínios eletrônicos no Registro BR (órgão responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br.)
Estatuto
Missão, Visão e Valores
MISSÃO
Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos e avaliação de conformidade, que permita a produção, a comercialização e o uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente, defesa do consumidor e para inovação.
VISÃO
Uma ABNT ágil que responda com eficiência às demandas do mercado e da sociedade, comprometida com o desenvolvimento brasileiro, de forma sustentável, nas dimensões econômica, social e ambiental.
PREMISSAS
Ser o Foro Nacional de Normalização, previsto no Sistema Brasileiro de Normalização (SBN), no âmbito do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro);
Ter compromisso com as diretrizes estratégicas do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro);
Ser o representante do Brasil nos foros sub-regionais, regionais e internacionais de normalização;
Reconhecer como organismos internacionais de normalização a International Organization for Standardization (ISO), International Eletrotechnical Comission (IEC) e International Telecommunications Union (ITU), e como organizações internacionais com atividades de normalização o CODEX ALIMENTARIUS, Bureau Internationale de Poids e Mesures (BIPM), Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), International Accreditadion Forum (IAF) e International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e InterAmericanAcreditationCopperation (IAAC);
Ser signatário do Código de Boas Práticas de Normalização da Organização Mundial do Comércio (OMC);
Ser entidade não governamental, sem fins lucrativos e de utilidade pública, como agente privado de políticas públicas;
VALORES
- Atuar de forma isenta e ética, garantindo ampla participação da sociedade brasileira em suas áreas de atuação;
- Implementar um modelo de gestão que contemple os princípios da governança corporativa, comprometida com a proteção da reputação, da imagem e do patrimônio da Associação e de seus associados;
- Fortalecer a integração e para a inserção do Brasil no cenário internacional;
Zelar pelas marcas da ABNT e pela propriedade intelectual de seus produtos;
- Buscar a autossustentação financeira, com base nas suas atividades-fim, desenvolvendo produtos e serviços e formas de captação de recursos;
- Orientar sua atuação de acordo com as políticas governamentais de desenvolvimento;
- Acompanhar e contribuir para o avanço do estado da arte nas suas áreas de atuação.
Posição Estratégica
FALE COM A ABNT
Assuntos institucionais e comunicações oficiais: presidencia@abnt.org.br
Assuntos gerais: comunicacao-e-marketing@abnt.org.br