DIA MUNDIAL DA NORMALIZAÇÃO 2003
14 de outubro de 2003
Padrões globais para a Sociedade de Informação Global
Hoje, nós temos acesso para mais informação que já antes de, e, como o custo mergulha acessar aquela informação, seus aumentos de audiência. Sociólogos já não recorrem à tecnologia, computador ou até mesmo a idade eletrônica. A sociedade que esta geração está construindo é a Sociedade de Informação, mudança fundamental promissora em todos os aspectos de nossas vidas. Mas para verdadeiramente ser equitably distribuído, seu alcance deve ser global para seus benefícios.
Eletrônica digital – computador transmite em rede, TELEVISÃO digital, 3G telefones e um anfitrião de relacionado, hardware, software, e serviços – proveja o edifício fundamental bloqueia para a Sociedade de Informação. Coletivamente, eles são conhecidos como Informações e Tecnologias de Comunicação (ICTs). Sem ICTs – as tecnologias que são essenciais a eletronicamente disseminar conhecimento de and/or de informação – uma Sociedade de Informação global não seria possível. ICTs têm um impacto direto em quase todo aspecto de desenvolvimento social – de educação por cuidado médico, administração pública, economias, finanças e aterrando, comércio e negócio, relações internacionais, e transferência de tecnologia para redução de pobreza.
ICTs teve as origens deles/delas principalmente dentro amadureça sociedades industriais, e agora faça um papel crescentemente importante ajudando países em desenvolvimento e economias em transição para fulfil o potencial deles/delas. O desafio é como melhor empregar as ferramentas da Sociedade de Informação para alcançar desenvolvimento metas em uma balança global, maximizando os benefícios enquanto minimizando obstáculos e barreiras.
Tecle a fazer ICTs trabalhar para países em desenvolvimento é os padrões internacionais criados pela Comissão de Electrotechnical Internacional (IEC), a Organização Internacional para Padronização (o ISO), e a União de Telecomunicação Internacional (ITU). Padrões Internacionais simplificam o uso de existir e tecnologias novas, reduza custos e complexidade, mercados livres e nutre acesso mais largo a produtos e serviços. Na idade de hoje de convergir tecnologias digitais, as três organizações estão trabalhando já mais de perto pelo espectro de ICT inteiro.
Padrões internacionais são acordos em melhores práticas que são compartilhadas e mundialmente são adotadas. Eles são o resultado de um processo que incorpora seis princípios definido pela Organização de Comércio Mundial (WTO) – eles estão abertos, transparentes, imparciais e consenso-baseados, efetivos e pertinentes, coerentes, e tem uma dimensão de desenvolvimento.
A dimensão de desenvolvimento é crítica a atravessar o que é freqüentemente termed o “Digital Divida” entre o “haves” e “ter-nots” de ICT e informação. Os benefícios potenciais de padrões internacionais para economias em desenvolvimento e esses em transição incluem oportunidades significativamente melhores para indústrias locais em desenvolvimento e mercados internos. Eles ajudam mais baixos custos, alargue a escolha de sócios e provedores, crie produtos com cobertura de mercado mundial e aceitação, e amplie oportunidades de exportação reduzindo barreiras técnicas para comerciar. Participação nos padrões que fazem processos de IEC, ISO, e ITU dá para stakeholders a oportunidade para amoldar padrões de acordo com as visões deles/delas e necessidades específicas – se nos desenvolveram ou o mundo em desenvolvimento.
Este ano, a primeira fase do Ápice Mundial na Sociedade de Informação (WSIS) jogos fora não só endereçar uma gama larga de reunião social, perguntas econômicas e técnicas, mas também se aproximar um plano de ação para atravessar o Digital Divida. O ISO, o IEC e ITU são ativamente envolvidos no processo preparatório para WSIS assegurar que o papel crítico jogou por padrões internacionais oferecendo para as melhores ferramentas a apoiar ambos crescimento da Sociedade de Informação e desenvolvimento mais eqüitativo é apreciado completamente pelas cabeças de estado que estará assistindo ao Ápice em Genebra, Suíça de 10-12 2003 de dezembro.
Os Nações Unidas Comissão Econômica para estimativas de América Latina que levou 70 anos para atravessar o rádio divida e 40 superar a televisão dividem. O ISO, o IEC e ITU apontam para assegurar aqueles padrões internacionais traga sobre um fim mais rápido distante para hoje Digital Divida.