DIA MUNDIAL DA NORMALIZAÇÃO 2006
14 de outubro de 2006
Normas: Grandes Benefícios para as Pequenas Empresas
As pequenas empresas podem ser consideradas o maior negócio no mundo. Estima-se que mais de 95% dos negócios no mundo se constituem por pequenas e médias empresas. Sendo assim, as Normas Internacionais precisam oferecer maiores benefícios a estes pequenos negócios, assim como já fazem com as empresas globalizadas, com os governos e com a sociedade em geral.
Os proprietários e gerentes esses pequenos negócios são pessoas muito trabalhadoras. Pessoas extremamente focadas na sobrevivência de suas empresas, mas parece que a normalização internacional ainda está longe de suas preocupações práticas. Entretanto, o fato é que as Normas Internacionais desenvolvidas pela ISO, IEC e ITU vêm facilitando permanentemente o desenvolvimento econômico e a disseminação tecnológica que estão fortalecendo as pequenas empresas mais que seus competidores maiores.
As Normas Internacionais têm sido um instrumento de desenvolvimento para as redes de transmissão de energia elétrica, para as redes de tecnologia de informação e telecomunicação e também para as cadeias de suprimento globais, permitindo assim a abertura de muito mais oportunidades para as pequenas empresas.
As normas da IEC, ITU e ISO vêm se constituindo como grandes colaboradoras desse desenvolvimento.
As cadeias de suprimento globais, a produção “offshore” e o processo de terceirização dos negócios estão possibilitando novas oportunidades para essas pequenas empresas, inclusive aquelas situadas em países em desenvolvimento, que já estão sendo constituídas através de sólidos fundamentos das Normas Internacionais.
A normalização das tecnologias de informação e comunicação, em particular, permite que pequenas empresas alcancem muito além de sua localização física na procura por novos mercados.
Por exemplo, o espetacular crescimento da internet, onde qualquer empresa, independentemente de seu porte, pode facilmente obter uma vitrine para o mundo.
Além disso, a normalização apoia a produção digitalizada, os processos de controle de qualidade, a informação sobre produtos e as transações financeiras – formando assim uma estrutura para parcerias e para o comércio, não mais restritos pela localização. Essas normas são complementadas por outras destinadas às boas práticas gerenciais.
Adicionalmente, há também normas para produtos que agregam valores a um grande número de produtos e serviços que estão sendo oferecidos por pequenas empresas. As pequenas empresas têm hoje a seu dispor sistemas de gestão e normas para avaliação da conformidade que as ajudam a se estabelecer como fornecedoras confiáveis e parceiras dos negócios, para atender a regulamentos ou para qualificá-las para atender a determinadas especificações.
Para proprietários e gerentes proativos de pequenas empresas que desejem identificar oportunidades potenciais, nas quais as Normas Internacionais possam viabilizar seus negócios, manter- se atualizados sobre os trabalhos desenvolvidos pela ITU, IEC e ISO é fundamental para avaliar as tendências de mercado e as oportunidades. Em um grande número de países, o governo e as associações de classe empresariais têm promovido ações para mostrar a importância das normas para as pequenas empresas.
Claramente, verifica-se que as Normas Internacionais podem viabilizar grandes benefícios para as pequenas empresas.
As Normas Internacionais desenvolvidas pela ISO, IEC e ITU oferecem soluções práticas aos muitos desafios enfrentados por essas empresas junto aos mercados globalizados de hoje em dia.
Normas Internacionais permitem que os proprietários e gerentes de pequenas empresas enriqueçam ainda mais suas tradicionais virtudes de trabalho árduo, seu espírito empreendedor e sua atenção aos requisitos, para satisfação de seus consumidores.